Som 8ºAno
1- Propriedades do som
Materiais elásticos e não elásticos:
São exemplos de materiais não elásticos, a cortiça ou o algodão, que absorvem o som evitando ou diminuindo a sua reflexão. Os mateais são exemplos de materiais elásticos, que reflectem o som.
Reflexão - O som é transmitido, mas encontra um obstáculo e volta para traz.
Eco - Repetição de um som quando se grita, por exemplo, no cimo de um desfiladeiro. Quando o som emitido e o som reflectido são ouvidos como distintos, ou seja, têm entre eles um intervalo de tempo superior a 0,1 s.
Reverberação - Quando se ouve um pregão de fruta ou peixe num mercado há sensação do prolongamento do som. Persistência do som após a fonte sonora ter parado de o emitir.
O eco e a reverberação são consequências da reflexão do som.
Ressonância - O som produzido pelas cordas de um violino é amplificado pelo ar dentro da caixa deste instrumento.
Refracção - O som é transmitido, e passa para outro meio, havendo alteração da direcção de propagação. Tal fenómeno deve-se ao facto da velocidade de propagação da onda sonora variar, quando esta passa de um meio para outro.
Difracção – A distorção da propagação rectilínea do som, quando contorna um obstáculo.
2- Aplicações do som
Estetoscópio – o estetoscópio é um instrumento desde sempre associado á medicina.
Ecografia – A ecografia é uma técnica de diagnóstico que utiliza os ultra-sons para produzir imagens de estruturas existentes no interior do corpo humano.
Eco - localização – é a capacidade que alguns animais possuem de utilizar os ultra-sons para a sua locomoção e orientação.
Sonar – emite ultra-sons que, ao embater nos objectos que se encontram na água, reflectem o seu eco.
Rádio – A comunicação via rádio é um meio de comunicação sonoro, transmitido por radiação electromagnética que se propaga através do espaço.
3- Produção da Luz
A luz poderá comportar como uma onda em determinadas ocasiões e como