Ponte - UNIP
ANDRÉ BELARMINO R.A: B8366B-7 - EA1Q
ARTUR ARAUJO R.A: B70691-0 - EA1P
ANTÔNIO FREDERICO DA SILVA R.A: B73160-5 - EM1P
BRUNO DA SILVA R.A: B75EHF-1 - EM1P
ELIANE DA SILVA R.A: B8361J-6 - EM1P
FELIPE CANDIDO BORGES R.A: - EC1P
MARCOS ROBERTO DE MELO R.A: B7315J-9 - EM1P
JOÃO PEDRO CAMARGO R.A: B68559-0 - EA1P
STÉPHANE CRISPIM R.A: B87247-0 - EA1P
WILLIAM DA COSTA R.A: B83GAD-0 - EA1P
PROJETO PONTE DE MACARRÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas
1°Semestre Engenharia Básica.
Professor: Frederico S. Madani
São José dos Campos
2013
Introdução
É denominada ponte toda obra elevada destinada a vencer obstáculos que impeçam a continuidade de uma via. Estes obstáculos podem ser rios, braços de mar, vales e até outras estradas e ruas. (MATTOS, 2001)
O uso de pontes vem desde os tempos da antiguidade quando se começaram a formação dos grupos, hoje chamados de comunidades e cidades, juntamente com esse desenvolvimento surgiu à necessidade de se atravessar os rios, vales ou até mesmo grandes alturas, iniciando assim o uso das pontes.
As primeiras formas de pontes encontradas foram feitas de estruturas simples, como troncos de árvores, cordas com tabuas e até mesmo de pedras com o propósito de realizar a travessia.
Atualmente as pontes são construídas de concreto armado ou protendido de aço ou mista, e suas formas estruturais podendo ser: em laje, arcos, vigas vazadas em pênseis (suspensas) ou estaiadas. (GOMES, 2006)
Para iniciar a construção de uma ponte, primeiramente avalia-se a necessidade do uso da mesma, seguido da escolha do material que será utilizado. Contendo uma ampla quantidade deste material, que pode ser desde o mais simples até o mais reforçado, como por exemplo; a madeira, o aço e o concreto respectivamente. Por fim, a escolha da estrutura que será construída, terá como foco a resistência, capacidade de suportar cargas temporárias ou eventuais que serão