Ponte Golden Gate treli a
A ponte Golden Gate, localizada na entrada da baía de São Francisco (EUA), é considerada um marco na construção de pontes pênseis. Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, a ponte manteve o título de a mais longa do mundo até 1964, ano em que foi inaugurada a ponte Verrazano Narrows (NY), com 1.298 m de vão.
Apesar de hoje ser difícil imaginar São Francisco sem a ponte Golden Gate, na época de sua construção muitos duvidavam do seu sucesso. Fatos como a devastação causada pelo terremoto de 1906, a Primeira Guerra Mundial e a oposição daqueles que acreditavam que tal obra comprometeria a beleza da baía de São Francisco deixavam as pessoas inseguras em relação à ponte.
Além da falta de apoio da população, outro grande desafio encontrado para a realização dessa ousada ideia foi o projeto. Enquanto o clima e o risco de terremotos exigiam uma estrutura rígida e segura, a intensa navegação existente na região exigia um grande vão livre. Além disso, o local necessitava de uma arquitetura que correspondesse à sua beleza natural.
Embora o projeto tenha sido aprovado pelo Departamento da Guerra em dezembro de 1924, os inúmeros processos contra a execução da ponte e a crise de 1929 adiaram o início da obra para janeiro de 1933. Iniciada a construção, começaram a surgir algumas dificuldades construtivas. A fundação da torre sul, por exemplo, tinha como melhor posição um local situado a 335 m da praia, a uma profundidade de 30 m. Para resolver este problema, a equipe de Strauss teve que construir, neste lugar, uma rocha artificial de concreto para servir como base da torre (ver figura ao lado). Já a torre norte, construída sobre uma rocha próxima ao penhasco de Marin, a apenas 6 m de profundidade, não apresentou grandes problemas.
Construção da Golden Gate.
A suspensão dos cabos de aço é um outro exemplo de obstáculo encontrado durante a obra. Cada um dos dois principais cabos da ponte, formado por mais de 27.000 fios de