estudos culturais
TÍTULO
CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
AUTORES
Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
CONTEXTUALIZAÇÃO
A motivação de trabalhar com a geometria surge com a percepção do quão ela permeia o mundo em que vivemos. O domínio de competências e habilidades relacionadas a essa área da Matemática é indispensável, visto que elas podem instrumentalizar os discentes para superar desafios que surgem no dia a dia e prepará-los para a atuação em inúmeras áreas no mercado de trabalho.
A abordagem dos fractais no ensino da geometria é proposta tendo presente a insuficiência da geometria euclidiana na contemplação das diferentes formas que encontramos na natureza e sua crescente aplicabilidade nas mais diferentes áreas. Grande parte dos elementos naturais não pode ser representada por figuras costumeiramente estudadas como retângulos, quadrados entre outros. No entanto, a construção manual de muitos fractais pode ser uma atividade trabalhosa, exigindo tempo e precisão de medidas, processo que pode ser facilitado com a utilização de um recurso computacional.
A partir das considerações feitas, propusemos a realização de uma intervenção pedagógica que faz uma abordagem alternativa da construção de fractais com uso de um recurso computacional – software Geogebra - explorando conteúdos geométricos e algébricos.
Numa proposta de não unicidade de recursos utilizados também propusemos a construção de cartões fractais e fractais tridimensionais.
A prática pedagógica foi desenvolvida com uma turma de 7ª série do Ensino
Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands, no município de Venâncio Aires. A turma é composta de 20 alunos, sendo 11 meninas e 09 meninos, que frequentam as aulas no turno da manhã. Os estudantes estão na faixa etária de
12 a 16 anos. A opção por esta turma deu-se pelo fato de a autora da pesquisa lecionar e ser a professora titular da disciplina de