Atividade Estruturada Mecanica
Mecânica Geral
Nova Friburgo, 10 de junho de 2014
Atividade Estruturada
Mecânica Geral
Aluno(a): Isadora Palma Pinto de Oliveira
Matrícula: 201301507611
Professor: José Renato Pessoa
Turma: Terça-feira
Nova Friburgo, 10 de junho de 2014
Caracterização dos processos de mecânica geral
Sistema de forças tridimensionais
No caso de um sistema de forças tridimensional, como na figura a seguir, podemos decompor as forças em suas respectivas componentes i, j, k, de modo que
ΣFxi+ ΣFyj + ΣFzk = 0.
Para satisfazer essa equação é necessário que: ΣFx=0, ΣFy=0, ΣFz=0.
Estas equações representam a soma algébrica dos componentes x, y e z das forças que atuam sobre um ponto material. Ao usá-las, podemos encontrar no máximo 3 incógnitas, geralmente representadas como ângulos, ou, intensidade das forças mostradas no diagrama de corpo livre.
Exemplo
Se o bloco B da figura pesa 1 kN e o bloco C pesa 0,5kN, determine o peso requerido do bloco D e o ângulopara o equilíbrio.
Momento de uma força
Quando temos um corpo sujeito à ação de forças de resultante não nula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos definir o momento de uma força como sendo uma grandeza associada ao fato de uma força fazer com que um corpo (ou objeto) gire.
As forças aplicadas sobre o corpo tendem a fazer com que ele gire.
Vamos considerar a figura acima, onde o objeto está sujeito à ação de duas forças. O ponto P na figura é chamado de pólo e foi determinado aleatoriamente. Definimos momento de uma força em relação a um pólo como sendo o produto da força (em módulo, isto é, considerando o valor positivo independentemente se o objeto gira no sentido horário ou anti-horário) pela distância entre o pólo e o ponto de aplicação da força (ou linha de ação da força aplicada).
O sinal adotado associa-se ao momento de cada força a fim de identificar se a força provoca