Ponte de macarão
Com o desenvolvimento tecnológico, os tirantes de corda transformaram-se em enormes cabos de aço. Mas o desenho continua dialogando com a nossa imaginação.
A ponte suspensa é apropriada para grandes vãos livres, pois ela permite máxima leveza e um “peso morto” mínimo. Um exemplo é a Golden Gate Bridge, com um vão livre de 1280 metros.
Uma ponte suspensa é aquela em que cabos (cordas ou correntes) são pendurados sobre o rio (ou qualquer outro obstáculo) e a plataforma fica suspensa nesses cabos. As pontes suspensas modernas têm duas torres altas nas quais os cabos são pendurados. Assim, são as torres que sustentam a maior parte do peso da plataforma.
Compressão
A força de compressão é exercida para baixo sobre a plataforma da ponte suspensa, mas como é uma plataforma suspensa, os cabos transferem a compressão para as torres, que dissipam essa força diretamente sobre o solo em que estão fixadas.
Tração
Os cabos de sustentação, indo de um ancoradouro ao outro, são os sortudos que têm de agüentar as forças de tração. Os cabos são literalmente esticados para suportar o peso da ponte e de seu tráfego. Os ancoradouros também estão sob tração, mas já que eles, assim como as torres, estão presos com firmeza no solo, a tração que eles sentem acaba sendo dissipada.
Quase todas as pontes suspensas têm, além dos cabos, um sistema de tesoura de sustentação sob a plataforma (uma tesoura de plataforma). Isso ajuda a enrijecer a plataforma e a reduzir a tendência da via de oscilar e se movimentar
A ponte em arco
Os romanos foram os primeiros grandes construtores de pontes. Todas as