Ponte de macarrão
A construção de uma ponte de macarrão é uma maneira de compreender melhor os sistemas estruturais, planejamento, simulação e construção de um protótipo tendo como base os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Física, Matemática Aplicada, Maquete e Desenho Técnico. A base utilizada para construção da ponte foi adquirido através do estudo de treliças, uma treliça simples pode ser definida como um sistema de barras, situadas em um mesmo plano sob forma geométrica triangular, através de elementos que visam resistir a esforços normais. Devido ao seu arranjo geométrico, as forças aplicadas nos nós, transformam-se em trações e compressões em cada uma de suas barras. A sua utilização prática pode ser observada principalmente em construções de pontes e viadutos. Após realização de cálculos, testes e pesquisas bibliográficas escolheu-se o modelo de treliça que melhor se enquadrava ao tipo de teste de carga a ser realizado.
1. KIT MATEMÁTICA / FISICA APLICADA
1. DESCRIÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADOTADOS PARA REALIZAÇÃO DE TESTES EMPIRICOS
Os testes experimentais foram desenvolvidos visando avaliar a resistência da Ponte de Macarrão em suportar o peso estimado nos estudos inicias. O modelo da ponte escolhido e os seus cálculos de resistência foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico.
Foram realizado 3 (três) testes de resistência da ponte, na qual foram observadas a quantidade de macarrão utilizado, pontos fracos da estrutura proposta, forças de tração e compressão e a opções de adequação da estrutura. Além de verificarmos os melhores tipos de cola para serem utilizados e garantirem segurança e qualidade ao projeto.
2.1.1 TESTE 1
O primeiro experimento foi realizado no dia 06/05/2012
2.1.2 Instrumentos utilizados
• 01 Pacote de macarrão 500g Marca: Renata Diâmetro: 08mm Comprimento: Médio de 25cm