Ponte de macarrão
ENGENHARIA CIVIL
AUTOR DO TRABALHO
Nikollas Alves Nerys Sacramento
PONTE DE MACARRÃO
São Paulo, Novembro, 2012 INTRODUÇÃO
Histórico sobre pontes em 1750 começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor: tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Após a Revolução Industrial, as pontes passaram a ganha destaque. Construir pontes que são estruturas que possuem a função de promover um caminho alternativo para transpor vales, rios, estradas e trilhos de trem. Motivo essencial para fazer a economia acelerar. Classificam-se modelos de Pontes entre: ponte em vigas, ponte suspensa ou ponte em arco.
Construídos em arco, utilizando o ferro, tornaram-se a ordem do dia a partir de 1779, quando foi construída a Ironbridge (ponte de ferro), em Coalbrookdale, Inglaterra, eliminando a necessidade de utilizar balsas para cruzar o Rio Severn, o que custava muito tempo às indústrias da região.
A competição de construção de ponte de macarrão não é de hoje. Diversas universidades no Brasil e no mundo. Utiliza-se desta competição como forma de motivar os alunos a empregar o conhecimento obtido em sala de aula na realização de seu primeiro projeto na prática.
Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino em competições desta natureza e que consiste na análise, projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte de Treliças que possuem uma ampla aplicação no que diz respeito a estruturas, tanto em pontes como em pavilhões, painéis, guindastes, torres de linhas de transmissão e torres para antenas de telecomunicações.
Ponte Treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da instituição.
1 Objetivo
O trabalho tem como objetivos a criação