Pont Du Gard
A forma estrutural mais utilizada ao longo do tempo foi a ponte em arco. Os romanos foram pioneiros nessa tecnologia com grandes construções de pontes e aquedutos. As rochas eram material predominante na construção dessas obras. Atualmente, com o progresso e descoberta de novos materiais os construtores passaram a utilizar pilares ou paredes em concreto armado para ajudar a suportar o tabuleiro superior de forma mais econômica e racional.
As primeiras pontes em arco construídas utilizando concreto armado surgiram na segunda década do século XX, substituindo as tradicionais pontes em arco isostáticas (triarticulados) de alvenaria de pedra, normalmente para construções acima de 30 metros, que gera boa eficiência estrutural. Com o surgimento do aço, concreto armado e peotendido, foi possível a construção de estruturas com vãos cada vez maiores.
Pont Du Gard:
Aquedutos foram concebidos para transportar água, pela força da gravidade por sí só, enviando-o em uma pista de decida continua. . Construído cerca de 50ªAc,séc II nos reinados de Cláudio e Nero, o aqueduto ao qual pertence a pont du gard alimentou durante 5 séculos a cidade de Nímes . No passado a cidade contava com a mola em Nemausus para as suas necessidades com água, com a população em expansão precisava de um aqueduto em Nîmes. O aqueduto transportava a água da nascente Eure, 50km de distancia para a torre de água em NÎmes enchendo assim as fontes das cidades e fornecendo agua para sanitários e nas ricas residências, o aqueduto conduzia por gravidade 30 000m³ a 40 000m³ de água corrente por dia. . Os engenheiros projetaram um caminho descendo gradualmente ao longo de todo comprimento do canal. Para conseguir isso eles enterraram o canal em uma pedra vala-alinhada.
CONSTRUÇÃO
É formada por três níveis de