Ponte du Gard
ANA PAULA SERPAS
MAIARA ADAD
MAISE BUENO FERRAZ
SISTEMAS ESTRUTURAIS
ESTRUTURA ATIVA
CURITIBA
2014
ANA PAULA SERPAS
MAIARA ADAD
MAISE BUENO FERRAZ
SISTEMAS ESTRUTURAIS
ESTRUTURA ATIVA
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota para a disciplina Sistemas Estruturais no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, ministrada pelo Professor Doutor Carlos Adão.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OS PRIMEIROS ARCOS NA HISTÓRIA DA ARQUITEURA 5
3. O ARCO NO IMPERIO ROMANO 6
4. OS AQUEDUTOS 16
5. PONT DU GARD 17
6. CONCLUSÃO 22
7. BIBLIOGRAFIA 23
1. INTRODUÇÃO
Com a intenção de avaliar, evidenciar e reconhecer nos sistemas estruturais os esforços sofridos pelas estruturas, suas cargas e carregamentos, seu peso, forma, reação às forças externas e etc., esse relatório apresenta um levantamento acerca das características construtivas do sistema estrutural classificado como Estrutura de Forma Ativa, mais especificamente o sistema de Arcos, nas obras arquitetônicas.
Um breve esclarecimento a respeito da construção dos arcos ao longo da história da arquitetura facilita o entendimento da escolha da forma e do material no qual os arcos são comumente construídos.
Assim contextualizados apresenta-se então sua aplicação na construção com o exemplo da Pont du Gard, um aqueduto, ao Sul da França, construído no Império Romano.
Desenho – Pont Du Gard – Império Romano
2. OS PRIMEIROS ARCOS NA HISTÓRIA DA ARQUITEURA
Os primeiros arcos da História da Arquitetura foram encontrados nas ruínas da civilização Etruscas, que viveu, entre os anos 1200 e 700 a.C., na região a Sul do rio Arno e a Norte do Tibre, região antigamente denominada Etrúria, onde atualmente está localizada a