historia da engenharia
A história da engenharia se confunde com a história da humanidade e teve início há cerca de SETE MILHÕES DE ANOS, quando os primeiros hominídeos por não possuírem dentes ou garras afiadas, precisaram criar artefatos para superar esse problema.
As primeiras ferramentas foram pedaços toscos de pedras lascadas, com a ponta aguçada que servia como objeto cortante.
Assim, há milhões de anos, teve INÍCIO O
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
HISTÓRIA DA ENGENHARIA
Contar essa história é praticamente impossível, pois por detrás dela, está cada construção tecnológica feita pelo homem, em todas as épocas e em todas as partes do mundo. Certamente o maior avanço tecnológico e cultural do homem foi a habilidade adquirida em LIDAR COM O FOGO, ocorrida por volta de 600.000 anos atrás.
IDADE
DA
PEDRA
Período Mesolítico
o homem começa a utilizar o fogo para espantar os animais e iluminar as habitações provisórias nas cavernas (pois eles ainda eram, em sua maioria, nômades). Possibilita sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra. IDADE DA PEDRA
Período Neolítico – Idade da pedra polida
Com o surgimento da agricultura, por volta de
10.000 a.C, o homem abandona a prática nômade. O homem passa a se fixar em lugares específicos após a prática da agricultura em terras férteis e cria as primeiras habitações.
Essas primeiras moradias construídas eram similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira.
A agricultura, juntamente com o domínio do fogo ou o advento da fala, foram os acontecimentos mais marcantes da história da evolução humana.
HISTÓRIA DA ENGENHARIA
Os templos, palácios e canais começaram a fazer parte da paisagem, cerca de 2000 anos depois do aparecimento das primeiras habitações familiares.
O final do Período Neolítico foi marcado pelo surgimento da primeira civilização entre o rio Tigre e Eufrates (Mesopotamia).
As primeiras