Historia da engenharia
Na história da engenharia, alguns eventos mudaram o caminho da humanidade, como o fogo, a domesticação de animais, a agricultura, o surgimento de cidades, a imprensa, bem como a construção de um avião, a roda, a polia e a alavanca. Cada uma dessas invenções é consistente a moderna definição de engenharia (no qual vou exemplificar mais adiante), explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetivos utilitários. Esses acontecimentos são devidos à capacidade técnica que o ser humano adquiriu ao longo do tempo.
Há cerca de milhões de anos, os hominídeos desenvolveram técnicas de fabricação de ferramentas simples com pedra lascada, ossos e madeiras, para caça e proteção contra ataques de outras espécies essas técnicas deram origem à evolução social dos indivíduos da época.
O aprimoramento que o tempo proporcionou ocorreu a lentos passos, até que há 12 mil anos uma grande evolução ocorreu, oriunda de um conjunto de mudanças impulsionadas pela domesticação de animais, pratica de agricultura, modelagem da cerâmica e fabricação do vinho e da cerveja.
Cocian (2014, p.31) cita que, em consequência da evolução social, quatro áreas apresentaram grande desenvolvimento entre os povos da época: arquitetura, transporte, hidráulica e metalurgia. s povos antigos passaram a fazer obras arquitetônicas cada vez maiores, como as pirâmides do Egito, construídas há cerca de 4,5 milhões de anos; o templo do Rei Salomão, há 3 mil anos; o partenon, na Grécia, há 2,5 mil anos; e o Coliseu, em Roma, há cerca de 2 mil anos.
Na área do transporte os romanos construíram 75.000 km de estradas para facilitar a comunicação entra os países que conquistaram os impérios gestores. Há quatro mil anos