historia da engenharia
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.
ENGENHARIA
Na história antiga, a maioria da construção foi realizada por artesãos, e conhecimento técnico era limitado. Tarefas foram realizadas pela utilização de mão de obra só, sem o uso de máquinas sofisticadas, uma vez que não existia. Portanto, obras de engenharia civil só poderia ser realizado com a utilização de um grande número de trabalhadores qualificados durante um período prolongado de tempo,na Europa e em Portugal e mais concretamente na cidade do Porto, fez-se um estudo das mudanças e evoluções que a Engenharia Civil teve ao longo dos tempos. As avaliações deste estudo mostram que a construção civil tem vindo a ser muito bem sucedida e que os objectivos da sua evolução vêm sendo alcançados.Apresentada vários tipos de construções que foram aparecendo ao longo dos tempos, assim como o aparecimento de novos materiais e novas técnicas. Neste estudo faz-se referência aos principais edifícios construídos no continente Europeu. É também referido as principais infra-estruturas construídas na cidade do Porto, realçando a evolução dos transportes. A realização do presente estudo justifica-se pela grande importância do conhecimento das estruturas construídas, assim como as suas técnicas e evoluções