relatório de física 1
1
Aluna: Thays Ewilim Simplicio De Morais
Professor: Gustavo
Data: 18/08/2014
OBJETIVO
O objetivo desse experimento é investigar o movimento descrito pelo corpo insento de aceleração através de medidas de tempo. Fornecendo situações que o possibilitem analisar e construir os conceitos relacionados aos tipos de movimentos retilíneos e uniformes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Movimento Retilíneo Uniforme, é o mais simples movimento que se pode existir: tem apenas duas variáveis – a posição e o tempo. Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula) está em MRU.
A posição em função do tempo é regida pela função horária: x= x0 + VT
Onde x é a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no tempo t=0.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
CONCLUSÃO
Analisando o gráfico podemos notar que a esfera adquiriu uma velocidade constante pois as variações foram tão pequenas que podem ser desconsideradas. Essas variações devem-se ao fato de existir incertezas instrumentais. Por causa de todos fatores que analisamos consideramos que obtivemos uma velocidade constante com o decorrer do tempo e confirmamos a veracidade da primeira lei de Newton que diz que quando a resultante das forças for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.