Ouvido Bi Nico
O implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo eletrônico implantado na orelha e projetado para produzir sensações auditivas úteis para uma pessoa com surdez neurossensorial severa ou profunda (total).
Esses implantes cocleares consistem basicamente de um microfone, usado externamente, um processador de som e um sistema de transmissão. O sistema implantado é o eletrodo receptor que contém os circuitos eletrônicos que recebem os sinais, a partir do sistema externo, e envia correntes elétricas para a orelha interna.
Quem se beneficia do uso dos implantes cocleares?
Os implantes cocleares podem ajudar adultos e crianças com surdez neurossensorial severa ou profunda, os quais recebem pouco ou nenhum benefício a partir de aparelhos auditivos ou amplificadores. Este tipo de surdez é causado por uma lesão grave na cóclea ou no nervo auditivo, que ficam na orelha interna. Isso faz com que a pessoa não consiga mais captar e transformar as vibrações mecânicas, mesmo de sons muito amplificados, em impulsos elétricos para o nervo auditivo. O implante coclear estimula eletricamente o nervo auditivo, o qual conduz esses estímulos ao cérebro.
Implantes cocleares bilaterais estão cada vez mais sendo aceitos como terapêutica padrão para o tratamento da perda auditiva severa. Isto é particularmente verdadeiro para os bebês e crianças que estão adquirindo a fala e a linguagem.
O que determina o sucesso dos implantes cocleares?
O sucesso dos implantes depende de uma série de fatores, alguns deles são:
Tempo de surdez do paciente.
Idade em o paciente se tornou surdo.
Idade em que o implante foi colocado. Pacientes mais jovens respondem melhor do que os mais velhos.
Tempo de utilização do implante.
Dedicação do paciente e apoio de uma equipe multidisciplinar para que a pessoa aprenda a lidar com o dispositivo.
Motivação para participar de sessões de reabilitação.
Saúde e estrutura da cóclea, ou seja, como estão as