Pom e Resina Epoxídica
Faculdade de Tecnologia - Fatec
Curso de Polímeros – Unidade Zona Leste
Giovanna Lima
Nestor Junior
Trabalho de Química dos Polímeros:
Resina Epoxídica e Poliacetal
São Paulo
2014
Giovanna Lima - 131181-6
Nestor Junior -131196-4
Trabalho de Química dos Polímeros:
Resina Epoxídica e Poliacetal
Trabalho acadêmico de Química dos Polímeros, apresentado ao curso de Polímeros da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste – Fatec ZL,
Com objetivo de conhecer materiais poliméricos . Prof. Orientadora : Mirian
São Paulo
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Este trabalho contém informações sobre os polímeros Resina Epoxídica e Poliacetal (POM) apresentando estrutura química,produção, propriedades mecânicas e diversas aplicações no mercado.
POM - Polióxido de Metileno
O Poliacetal é um termoplástico polimerizado a partir do formaldeído, um gás com ponto de ebulição de -21º C usado a produção de resinas acetálicas, fenólicas e aminoplastos. Estão disponíveis no mercado o poliacetal homopolímeros e o copolímero , existindo algumas diferenças e propriedades dos dois e direcionando-os para aplicações específicas.
Com base na tabela abaixo percebe-se que o poliacetal copolímero apresenta vantagens em aplicações na industria química ou peças automotivas que entrem em contato com óleo ou gasolina , além de peças que necessitem suportar esforços por um longo período de tempo a temperaturas mais elevadas. O homopolímero é mais indicado quando a peça trabalha a seco,em temperatura ambiente e necessita de alta resistência mecânica .
Características
Baixíssima absorção de água
Boa estabilidade dimensional
Resistência à abrasão e fadiga
Alta fluência
Rigidez
Facilmente usinável com ótimo acabamento
Mantém resistência ao impato até -30ºC
Peso