Políticas Públicas
1. Como podemos definir os grupos ou agregados sociais?
Os grupos, ou agregados sociais se definem pela adesão, voluntária ou involuntária, de um conjunto de indivíduos a certas regras e instituições. E se distinguem, uns dos outros, pela particularidade das regras que comandam cada um deles. Etnias, classes, grupos religiosos, famílias, clãs, nacionalidades, grupos de interesse, entre outros, constituem agregados ou grupos sociais.
.
2. Conceitue as regras e instituições formais e informais:
A definição de instituição é: é um conjunto estruturado de regras, símbolos e valores, que um sistema social desenvolve com o objetivo de canalizar os comportamentos individuais e coletivos dos membros do sistema social no sentido da preservação e desenvolvimento daquele sistema. Existem dois tipos de instituições, as Formais, isto é, podem ser estabelecidas e fiscalizadas de forma deliberada e explícita, por uma autoridade pública – como são as leis, no Estado contemporâneo, e as Informais, instituídas e cobradas informalmente, pela tradição e pelos costumes.
3. Segundo o texto como é dado o grau de complexidade da sociedade?
4. Quais são os fatores de modo de produção, segundo Marx? Conceitue.
Os meios de trabalho incluem os "instrumentos de produção" (máquinas, ferramentas), as instalações (edifícios, armazéns, silos e etc.), as fontes de energia utilizadas na produção (elétrica, hidráulica, nuclear, eólica etc.) e os meios de transporte
5. O que são princípios orçamentários? Cite quatro deles.
Os princípios orçamentários são um conjunto de regras que têm o objetivo de aumentar a coerência e a efetividade do orçamento.
Princípio do orçamento bruto: este princípio requer que o orçamento apresente todas as parcelas de receitas e de despesa em valores brutos.
Princípio da universalidade: segundo este princípio, todas as despesas e receitas do Estado precisam estar contidas no orçamento.
Princípio da unidade: este