Políticas públicas
Livro: Especialização em Gestão Pública Municipal – Módulo Básico – Políticas Públicas (Maria das Graças Rua) – CAPES: UAB, 2009.
O texto “As Arenas políticas e o comportamento dos atores” (CAPES, 2009, p 74 a 83), da autora Maria das Graças Rua trata sobre as relações de poder e os comportamentos e interesses dos atores que fazem parte do processo político. Após leitura do texto podemos perceber de forma bem clara como os papéis, posturas e comportamentos dos atores estão tão presentes no dia a dia da política pública municipal, principalmente no processo eleitoral em que os municípios se encontram.
Os atores para solucionar seus problemas criam expectativas sobre que alternativa devem tomar e nem sempre esta expectativa vai ser vantajosa ou não, e o que vai decidir que caminho deve ser seguido são seus interesses, expresso em preferências.
Entendo que as preferências são onde começam os conflitos, pois é neste momento que começam as escolhas para as melhores soluções que cada ator irá eleger dependendo de seu interesse, do custo/benefício, que nem sempre envolve a questão financeira, mas sim vantagens, privilégios e prospecção eleitoral.
Em relação aos issues, ou questões, dependendo da tomada de decisões pode afetar interesses de vários atores e pode fazer com que alguns ganhem e outros percam. Rua diz que para entender o processo de formulação é essencial definirmos quais são os issues de uma política e identificarmos as preferências dos atores em relação a cada um deles.
Para efetivar suas preferências em relação as soluções os atores situam-se em um contexto formado pelo conjunto de recursos de poder e regras do jogo. Os recursos de poder são elementos que o ator utiliza para pressionar suas preferências e as regras do jogo são os regulamentos que norteia o processo de interação dos atores.
Neste contexto de preferências, expectativas de resultados, oportunidades, alianças e disputas que se