As terras da oceania
A Oceania fica situada numa das áreas mais instáveis da crosta da terra. Os terremotos e as erupções vulcânicas ocorreram e continuam à ocorrer ao longo de ambas as bordas do Oceano Pacífico, na Ásia e na América. Os terremotos e as erupções vulcânicas que ocorrem na vasta área interna não são tão bem conhecidos, contudo foi por causa deles que todas as ilhas menores vieram à existir.
As Ilhas Continentais
Os maiores grupos de ilhas - como Nova Guiné, Nova Caledônia, o Arquipélago de Bismarck, e as Ilhas Salomão - estão sujeitos à atividade vulcânica. Entretanto, eles não são vulcânicos na origem. Eles são conhecidos como ilhas continentais porque são compostos da rocha geologicamente antiga que deve sua origem ao vasto processo de desdobramento que estabeleceu as massas terrenas básicas da área do Sudeste Asiático. A Nova Guiné fica situada na extremidade norte de uma plataforma continental que se estende da costa norte da Austrália.
Recursos Naturais. Os depósitos minerais ocorrem em quantidades significativas somente nas maiores ilhas continentais, onde existe uma variedade de tipos de rocha e de solo. O petróleo, o ouro, o níquel, e o cobre estão entre os minerais que já têm sido descobertos nestas ilhas. As ilhas continentais também têm mais provavelmente as melhores florestas naturais. Isto é verdadeiro, por exemplo, na Nova Guiné, onde a indústria da madeira, embora relativamente jovem, já é importante.
As Ilhas Elevadas e os Baixos Atóis
As ilhas restantes da Oceania são ilhas vulcânicas elevadas ou baixos atóis de coral. Tanto as ilhas elevadas como os baixos atóis são de origem vulcânica. Os atóis estão literalmente sentados no alto de ilhas vulcânicas submersas.
As ilhas elevadas foram formadas em conseqüência da atividade vulcânica e, conseqüentemente, são compostas quase inteiramente de rochas e de solos vulcânicos. Elas variam em tamanho de grandes ilhas com mais de 10.360 km², como Viti Levu no grupo de Fiji, às pequenas