POLÍTICAS PÚBLICAS
Fichamento
Políticas Públicas – Marta M. Assumpção Rodrigues
Aline Xavier Silva 3º semestre de jornalismo
15/03/2013
1. Indicação Bibliográfica
RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2011.
2. Resumo
No primeiro capítulo, política é entendida, segundo a autora, como um conjunto de procedimentos que expressam relações de poder e que se orienta à resolução de conflitos no que se refere aos bens públicos. O poder é a capacidade de um ser humano influenciar o comportamento do outro. Política pública é o processo pelo qual os diversos grupos que compõem a sociedade – cujos interesses, valores e objetivos são divergentes – tomam decisões coletivas, que condicionam o conjunto da sociedade.
As políticas públicas constituem-se de decisões e ações que estão revestidas da autoridade soberana do poder público. Elas envolvem a produção de bens públicos e não privados ou apenas destinados ao uso coletivo. Pode-se definir políticas públicas como a intervenção do Estado por meio de ações jurídicas, sociais e administrativas. O governo, nesse âmbito, é o conjunto de indivíduos que orientam os rumos da sociedade, pois ocupam posições na cúpula do Estado. Os atores públicos decidem as políticas e desenvolvem ações estratégicas para atingir determinadas metas.
No segundo capítulo, revela-se o interesse do público por políticas públicas vem crescendo por duas razões. A primeira pelo fato de que elas afetam em diversos aspectos a nossa vida cotidiana. A segunda pela busca de explicações, de causas e de consequências das decisões públicas.
No modelo marxista, as instituições políticas e sociais constituem o meio para emancipar economicamente a classe operária. No elitismo, a máxima é quem ganha o quê, quando e como. Hebert Simon foi o