Ponte JK Teresina Piauí
Esse relatório foi elaborado com base na visita técnica dos alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Galileo de Ensino, este tem por objetivo, de forma didática, o projeto estrutural de uma ponte em concreto e armado e uma ponte em concreto protendido.
Foi escolhido para analise dois projetos de ponte, em concreto armado a ponte Juscelino Kubitschek sentido centro-leste; e em concreto protentido a mesma em sentido leste-centro.
Serão abordados os elementos usados para a elaboração de um projeto de ponte, e detalhamento da estrutura.
OBJETIVO ESPECÍFICO
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PONTE DE CONCRETO ARMADO
A ponte JK de Teresina foi construída sobre o rio Poti, durante o governo de Juscelino, no final da década de 50. Foi inaugurada pelo próprio presidente Juscelino, no ano de 1957, constituiu-se no grande vetor de desenvolvimento urbano de toda a zona leste de Teresina.
É uma ponte em concreto armado, com extensão de 426,9 metros, largura de 9 metros, constituída por três arcos triarticulados de 60,4 metros de vão sobre o rio Poti, existindo ainda dois viadutos nas extremidades, um sobre a avenida Marechal Castelo Branco e outro sobre a avenida Raul Lopes.
Figura 1.
Os arcos triarticulados dessa ponte classificam-se quanto à estabilidade em isostático, dois apoios fixos com uma articulação entre os apoios. Esses arcos dão possibilidade de grandes vãos, o tamanho do vão decorre da altura do arco.
Figura 2.
PONTE DE CONCRETO PROTENDIDO A duplicação da ponte JK foi inaugurada em 1978. É uma ponte em concreto protendido com extensão total de 426,9 metros, largura de 14,8 metros, distribuido em 10 vãos assimétricos e 2 viadutos. Tendo a margem esquerda do rio, o total de 96 metros formado por três vãos, sendo um intermediário com 24 metros, intercalado por dois vãos iguais de 36 metros. Seu