Pontes de teresina
A ponte metálica, denominada Ponte João Luis Ferreira, cruza o Rio Parnaíba. Liga a capital Teresina à cidade de Timon, no Maranhão, sendo antes dela a travessia feita por canoa.
Foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba, no estado do Piauí, inaugurada em 2 de dezembro de 1939, após 17 anos do início da obra, ligando Teresina a Timon. Projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz, consumiu 702 toneladas de ferro em sua construção. Sua conclusão permitiu o estabelecimento da linha férrea Ferrovia São Luiz-Teresina da RFFSA, conectando por trem as capitais do Piauí e do Maranhão, usada também pela linha do Metrô de Teresina, integrando a vizinha cidade de Timon, que faz parte da Grande Teresina. Foi declarada patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho Consultivo do IPHAN em 11 setembro de 2008. O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber uma ação integrada de tombamento de seu patrimônio, e aprovou a proteção de bens materiais que se tornaram patrimônio cultural brasileiro: a ponte metálica João Luis Ferreira.A Ponte Metálica João Luís Ferreira foi construída para finalmente concretizar o prolongamento da Estrada de Ferro São Luís – Teresina até a capital piauiense. O primeiro trecho da ferrovia foi aberto em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (atual Timon). Em 1919 o trecho São Luís – Cachimbos foi inaugurado e, em 1920, prolongado até Caxias. A linha férrea chegou a Teresina em dezembro de 1938, durante a construção da Ponte Metálica, iniciada em 1922.
Antes da inauguração da Ponte João Luís Ferreira, em 1939, a travessia do rio era feita por meio de canoas. De fato, o primeiro comboio ferroviário a cruzar a ponte foi o trem M-1, em 31 de dezembro de 1938. A partir desse momento, a locomotiva passou a servir aos passageiros, fazendo o trajeto do rio Parnaíba até a Estação Ferroviária Central de Teresina. Esta última teve sua construção concluída em 1926, mas só passou a ser utilizada doze anos