Políticas públicas, valores e cidadania
Introdução - Muitos dos problemas encontrados em nossa sociedade, tais como, a violência, corrupção, jogos de poder, desprezo pelo ser humano e meio ambiente são reflexos de comportamentos sociais que não observaram a importância dos valores e por não cultivá-los tornaram-se adultos sem referencial de cidadania e respeito ao próximo. Em todos os seguimentos sociais podemos encontrar casos de intolerância, indiferença e transgressão de princípios éticos e morais.
Este trabalho pretende mostrar que o valor ético está ligado à educação ou formação que é o processo no qual o ser humano constrói conceitos a partir de sua relação com o mundo. A educação tem por objetivo preparar o homem para ser cidadãos críticos que projetem a mudança social.
Segundo, Minidicionários Ediouro da língua portuguesa p.945, valor è aquilo que se toma como ideal moral de vida. È a importância que uma pessoa ou coisa tem por suas qualidades.
Os valores humanos é o conjunto de qualidades que nos diferencia dos outros seres e são inerentes da condição humana. São qualidades que os homens consideram importantes, tais como a verdade, retidão, amor, retidão e a não violência que unem as pessoas e desfaz as diferenças (Ahmade, F. B. C.)
Moral é o conjunto de regras e condutas baseadas nas noções de bem e de mal (minidicionário Ediouro, ano, p. 40). Ainda, ética é a ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana. É a virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública. (p.409).
Desde o princípio de sua existência os homens viveram em grupos, pois desse modo poderiam se defender dos perigos. E desde o seu nascimento já encontra uma estrutura familiar com valores, normas e costumes e a partir daí aprende a viver em sociedade. O homem pode ser definido como um ser social e no processo de socialização adquire