POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APLICADAS ÁS CRECHES DO MUNICIPIO DE BARUERI
CURSO DE PEDAGOGIA
ROSELI GOMES
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APLICADAS ÁS
CRECHES DO MUNICÍPIO DE BARUERI
JANDIRA
SETEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar as políticas públicas educacionais aplicadas às creches em Barueri, município que foi um dos pioneiros no processo de municipalização do ensino, abrangendo 100% da rede fundamental de ensino. O que significa ter o controle da rede educacional e ser responsável por oferecer estrutura para o desenvolvimento do setor.
O tema foi escolhido devido à importância que a educação infantil possui no desenvolvimento e na formação da cidadania na criança, considerando que a
Educação Infantil é uma etapa relevante na medida em que proporciona na criança desenvolver-se integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Desse modo, segundo Vygotsky (1989, p.148 apud HERMIDA, 2007, p.285)
“as experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da experiência social mediada pelo outro, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentos necessários para sua inserção no mundo.”
Com base em pesquisas bibliográficas, serão abordados alguns temas importantes sobre políticas públicas educacionais, seu contexto histórico, a aplicabilidade de políticas públicas na educação pré-escolar em Barueri e os valores que o referencial curricular nacional para a educação infantil vem acrescentar ao município.
CONTEXTO HISTÓRICO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES
A LDB 9394/96 tem sua origem a partir de movimentos políticos e sociais ocorridos entre 1970 e 1980.
Em meio a interesses do capital e do social, ocorria um processo de descentralização, político administrativo. Nesse período a sociedade tramita de um
Estado com práticas antidemocráticas e ditatoriais para um Estado democrático que permite a sociedade brasileira