Políticas na área de Tecnologia da Informação
O principal avanço na tecnologia é o da informação que tem a capacidade de gerar, tratar, processar, filtrar e transmitir conhecimento para empresas e pessoas.
A administração estratégica da Tecnologia da Informação (TI) é fundamental para as organizações se tornarem competitivas. Todas as estratégias corporativas requerem informações taticamente gerenciadas, e as estratégias da TI ajudam a alocar a empresa de acordo com as mudanças que ocorrem no ambiente externo, tornando assim a Informação mais significativa.
Um dos fatores determinantes para o sucesso das organizações é o gerenciamento de informações internas e externas, Porém, essas informações têm que ser muito bem administradas, pois acontecem delas não serem utilizadas. As empresas que melhor gerenciarem essas informações terão potencializado as condições de oportunidades e ameaças de mercado.
O avanço da tecnologia da informação influencia profundamente o comportamento da sociedade atual, proporcionando mudanças na economia mundial, gerando um novo padrão de competitividade e, a capacidade de gerar novas informações úteis, em intervalos de tempo cada vez menores, é o que esta fazendo o diferencial competitivo para os países e para as empresas.
A gestão estratégica de informação fará a diferença entre ganhos e perdas, uma vez que o sistema é dinâmico e necessita ser alimentado com dados, e estes dados tem que ser bem avaliados, não somente gerando informações, mas tornando-se o eixo das estratégias definidas pelas organizações.
A tecnologia da informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência apoiar os processos empresariais, e Não aproveitar as oportunidades oferecidas pela TI pode resultar num fracasso empresarial. Porém, o excesso, reflete-se numa reação de estresse e perda de eficiência no trabalho, tendo em vista que o potencial de captação do homem – do ponto de vista físico, mental e psicológico – continua restrito.
A