Alavancagem Financeira
CONCEITO
Segundo o site (ECONOMIA UOL, 2012) ALAVANCAGEM é a utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, consequentemente, o grau de risco da operação; ou a possibilidade de controle de um lote de ações, com o emprego de uma fração de seu valor (nos mercados de opções, termo e futuro), enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação de sua taxa de retorno. Por exemplo, tendo uma carteira de R$10.000,00 (dez mil reais), pode-se fazer operações que totalizem R$20.000,00 (vinte mil reais), ou até mais, através do mercado futuro.
Alavancagem Financeira, segundo Gitman, é “definida como a capacidade da empresa em usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variações no lucro antes dos juros e imposto de renda sobre o lucro por ação”.
Segundo outros autores, em resumo e interpretando-os, a alavancagem financeira acontece, positiva, quando os capitais de terceiros de longo prazo produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido.
Ainda de acordo com (GITMAN, 2002), existem três tipos básicos de alavancagem: operacional, financeira e total. A alavancagem operacional é determinada pela relação entre as receitas de vendas da empresa e seu LAJIR. A alavancagem financeira refere-se à relação entre o LAJIR e o lucro por ação e a alavancagem total é determinada pela relação entre a receita de vendas da empresa e o lucro por ação.
ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OS RISCOS FINANCEIROS Em primeiro lugar o risco financeiro é originado devido a uma dívida com terceiros, no caso mais comum, os bancos. Neste caso, a empresa estará obrigada ao pagamento da remuneração do capital emprestado que são os juros, tendo que gerar receitas suficientes para conseguir cumprir com o compromisso adquirido.
Em segundo lugar, quanto maior o valor dos recursos captados maior será o valor da remuneração devida à instituição