alavancagem financeira
A avaliação de desempenho operacional e a Alavancagem Financeira tem por base a determinação do resultado operacional da empresa. Esse lucro é formado antes da dedução dos encargos financeiros (lucros antes dos juros), e reflete o efetivo valor gerado pelos ativos da empresa. Para a administração financeira, o genuíno lucro operacional é o formado pelas operações da empresa, independentemente da maneira como essas operações encontram-se financiadas.
Em outras palavras, é o resultado oriundo dos esforços desenvolvidos para cumprimento de seu objetivo social.
DEFINIÇÃO
A alavancagem financeira resulta da participação de recursos de terceiros na estrutura de capital da empresa. Em princípio, pode-se admitir que interessa o endividamento sempre que seu custo for menor que o retorno produzido pela aplicação desses recursos.
Representa a diferença entre a obtenção de recursos de terceiros a um determinado custo e a aplicação desses recursos no ativo da empresa a uma determinada taxa; Essa diferença (para mais ou para menos) provoca alteração na taxa de retorno sobre o patrimônio líquido.
Sempre que usarmos o capital de terceiros e obtivermos efeito sobre o patrimônio líquido teremos Alavancagem Financeira. O processo é como se o capital de terceiros, utilizando-se de uma “alavanca”, produzisse efeitos (positivos ou negativos) sobre o patrimônio líquido.
As riquezas de uma empresa são geradas pelos ativos, que são financiados pelo capital próprio e de terceiros. Portanto, para aumentar a riqueza dos acionistas ou sócios, o Retorno sobre o Ativo Total (RAT) deve ser superior ao Custo do Capital