POLÍTICAS AGRÍCOLAS
ACADEMICA: DAMIANE CALDEIRA 4º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO
1 – Quais são as principais especificidades do Agronegócio?
Uma de suas especificidades é a sazonalidade, decorrente da forte dependência de fatores climáticos, ambientais e dos ciclos biológicos das plantas e dos animais; Perecibilidade rápida, ou seja, mesmo na época da colheita a atividade biológica dos produtos agropecuários continua em ação; oferta e demanda - elevação dos custos de produção, e consequentemente, redução nos lucros da atividade.
2- Apesar de vivermos em economia de mercado , o que justifica a intervenção governamental no agronegócio?
A intervenção do Estado atua sobre alguns determinantes das deciçoes dos produtores, que refletem um conjunto amplo de condicionantes como a disponibilidade de recursos produtivos e financeiros, a inserção socioeconomica dos produtores, a localização geográfica, entre outros.
Alem disso, a manutenção da atividade agrícola tem dependido do crédito rural para financiamento de insumos e de outros custos para viabilizar o plantio. Estes custos são consignados por meio do Plano Safra. A intervenção ocorre devido necessidade deste apoio e planejamento governamental surge da própria natureza da produção agrícola, que é altamente sujeita a fatores imprevisíveis como alterações climáticas.
A intervenção governamental ocorre em dois momentos: ex ante e ex poste, onde no primeiro momento interfere nas variáveis de que, quanto e como produzir. No segundo momento o objetivo é controlar as variaveis que afetam os resultados financeiros e economicos do que foi produzido.
3- Como a Politica macroeconômica interfere no agronegócio?
As politicas macroeconomias determinam ou influenciam fortemente a formação dos preços básicos da economia: as taxas de juros, cambio e salários. Os preços macroeconomicos afetam, direta ou inderetamente, a formação dos custos da produção, alocação dos recursos de diversos setores e subsetores da economia, as decisões