métodos alternativos de resolução de conflitos
19-08-2015
1. Conteúdo Programático
Negociação
Conciliação
Mediação
Arbitragem
2. Bibliografia
Petroni Calmon filho – Fundamentos da Mediação e da Conciliação
Carlos Alberto Carmona
Mediação e Arbitragem – Coleção saber do direito (nº 53) – Roberto
3. CONFLITOS
DIVERGENCIA – Incompatibilidade, interesses dificil de conciliar simultaneamente. Não é necessário um choque, mas a ideia que os atores não pode satisfazer seus interesses simultaneamente
PERCEBIDA – É um critério subjetivo, sendo desnecessário que a incompatibilidade apareça de verdade. Apenas a percepção pelos protagonistas.
INTERESSES – É aquilo que desejamos. São as necessidades, desejo, preocupações e temores das pessoas frente a uma situação de impasse.
4. CONFLITO COMO SISTEMA
Mapa do conflito (representa um diagrama unifilar das situações que se apresentam). Localizar a pessoas, qual o processo daquele conflito e observar qual o problema que realmente gera aquele conflito.
A observação do conflito como sistema, daquela interligação entre os elementos que configuram o conflito, ocorre a partir da análise estática dos elementos. Problema
Pessoas Processo
Pessoas – são os atores principais do conflito. São aqueles diretamente envolvidos. Temos também as pessoas secundarias, que são aqueles que gravitam o conflito mas não agem diretamente no fomento ou na resolução do conflito. Existem, ainda, os terceiros que são aqueles que intervêm e que podem produzir efeitos no conflito por colaborar para o seu fim.
Processo – O processo do conflito não ocorre em um único momento, mas é a somatória de varias situações que levam a conjunção do conflito. A maior causa de geração de conflito é resultante da falha de comunicação entre as partes.
a) Processo de escalada – Aumento da intensidade do conflito
b) Estancamento – É a elaboração de atuação na qual uma das partes paralisa o conflito, podendo, ainda, ser efetuado pela