Política e educação
Livro: Política e Educação
Autor: Paulo Freire
Editora: Cortez
Edição: 5ª
Ano: 1997
Nº Páginas: 119
As primeiras 24 páginas do livro Política e Educação relata reflexões do autor Paulo Freire onde ele faz um convite à reflexão político-pedagógica e chama a atenção dos educadores formados ou não à responsabilidade ética , conduzindo à reflexão crítica de suas realidades.
“Enquanto condicionados nos veio sendo possível refletir criticamente sobre o próprio condicionamento e ir mais além dele, o que não seria possível no caso de determinismo.
O ser determinado se acha fechado nos limites de sua determinação.” Paulo Freire, 1993, pg. 9.
Destaca valores como o bom senso, simplicidade e humanitarismo.
Propões uma humanização do professor enquanto mentor e guia no processo educativo-social, chamando atenção ao abandono educacional em que vive nossas escolas, presas à táticas de ensinos desconexas e ultrapassadas e conduzindo à teorias de uma sociedade mau justa e de valores igualitários, na formação crítica de professores que além de educar, estarão conscientizando e orientando os futuros cidadãos.
Algo muito bonito, mas só na teoria, pois na prática o que vemos é que não existe o mínimo de interesse de formar cidadãos críticos e sim com o mínimo de conhecimento possível, pois este sim são as presas fáceis de se manipular.
A tarefa de mudança não depende somente dos educadores mas também do governo, pois estes são os que tem mais poder para fazer esta mudança.
O que cabe ao professor é tentar mudar esta realidade, construindo conhecimentos com seus alunos, pois o trabalho em conjunto é o meio de ver as necessidades de seus alunos, visando o bem da sociedade tornando-se profissionais da pedagogia e da política.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo Reglus Neves.POLÍTICA E EDUCAÇÃO: Ensaios; São Paulo: Editora Cortez, 5 ed.;