Política Social no bRasil
1.0 – INTRODUÇÃO 3
1.0 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade a Política Social no Brasil e refletir sobre o processo histórico e metodológico de intervenção profissional a partir da década de 1980. A década de 80 foi vista como o momento oportuno para as transformação da sociedade civil e que culminou em 1986, com a Constituição de 1988, com a Promulgação da Constituição Federal.
Nos anos de 1980, define a questão social como seu objeto profissional. Política social é definida como integração social e visa à articulação harmoniosa entre o público e o privado, efetivando-se através de programas. Uma política que nasceu das lutas de classes trabalhadoras e de cujas reinvindicações e estado se apropriou e transformou-as em medidas que além de não atenderem à totalidade das necessidade de vida e trabalho daquela classe, passaram a contribuir diretamente com o capital privado lucrativo.
A luta dos trabalhadores impõe ao capitalista o reconhecimento de seus direitos sociais e trabalhistas que buscam reduzir a exploração a que era, e é, submetida a classe trabalhadora.
2.0 – DESENVOVIMENTO: 2.1 - Principais aspectos da perspectiva de intervenção profissional e os impactos da corrente neoliberal junto ao Projeto Ético-Político Profissional: A característica que predomina o ideário neoliberal é a política de redução de gastos públicos, aprofundando as más condições da saúde, educação e e moradia, cria-se o “Estado mínimo” e descentraliza os encargos sociais e os transfere do executivo Federal para os executivos estaduais e municipais, mas mantém centralizado o pode de decidir sobre a política econômica do Brasil.