Política Nacional de Resíduos Solidos
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Itu, SP
2012
BATISTA, LILIAN SILVEIRA ra: 02054
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Curso
Administração de Empresas
Disciplina
Gestão da Sustentabilidade
Professor
Michel Weissberg
Itu, SP
2012
Sumário
1 Introdução 3
2 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS 4
3 Conclusão 7 Referências 9
1 Introdução
O Brasil aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo esta responsável por organizar a forma como o país trata o lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade.
Iremos apresentar neste trabalho alguns dos artigos deste plano, bem como uma resumida explicação do contexto e a importância da sua aplicabilidade para o desenvolvimento de um país sustentável.
2 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada pela Lei nº 12.305, de 2010 e regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 2010, criou como um dos seus principais instrumentos o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A política estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações importantes, que contemplará os diversos tipos de resíduos gerados, alternativas de gestão e gerenciamento passíveis de implementação, bem como metas para diferentes cenários, programas, projetos e ações correspondentes.
São três os principais pontos da política:
Fechamento de lixões até 2014: até 2014 não devem mais existir lixões a céu aberto no Brasil. No lugar deles, devem ser criados aterros controlados ou aterros sanitários. Os aterros têm preparo no solo para evitar a contaminação de lençol freático, captam o chorume que resulta da degradação do lixo e contam com a queima do metano para gerar energia;
Só rejeitos poderão ser encaminhados aos aterros sanitários: Os rejeitos são aquela parte do lixo