Política greco/romana e maquiavel
O termo “política” surgiu a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da Polis, a “cidade Estado” grega. A política grega acrescenta aos outros Estados a referência à cidade, ao coletivo da Polis, ao discurso, à cidadania, à soberania e à lei. Roma era imperial com um modelo de atividade política centralizada e exercida por um estado forte e dominador. Além dessa dominação existia uma política da relação entre tutor e pupilos (troca de interesses).
Herdamos da político grego-romana a democracia, o direito do cidadão debater e participar dos processos referentes às leis, a política de troca de favores e a disputa pelo poder.
Como era a política na Idade Média?
Na idade Média a igreja católica exercia poder interferindo na vida política e social, atrelando a ação política à ordem moral cristã, tendo como apoio a nobreza.
Trace uma breve biografia de Nicolau Maquiavel.
Nasceu em Florença, na Itália, no dia 03/05/1469, foi historiador, poeta, diplomata, músico do renascimento, fundador do pensamento e da ciência política. Aos 29 anos entrou na política como secretário da Segunda Chancelaria. Em 1513 foi considerado suspeito, acusado de tomar parte da fracassada conspiração contra o governo dos Médicis, sendo então, torturado, condenado à prisão e a pagar uma pesada multa. Saiu da prisão, não conseguindo retornar à vida pública e foi exilado em sua própria terra. Neste período nasceram suas obras, dentre elas a mais importante: “O Príncipe”. Com a queda dos Médicis foi considerado inimigo da República, desgostoso, adoece e morre.
“O Príncipe de Maquiavel não é bom e nem mau”. Comente relacionando a visão desse pensador.
O príncipe deve ser ao mesmo tempo amado e temido, pois, se for apenas amado, não será respeitado; e, se for apenas temido, gerará ressentimento na população. A arte da política é a arte de estar atento às oportunidades.
Qual o ponto de vista, do pensador