Um convite a filosofia
Universidade Estadual do Piauí – UESPI
Curso: Administração
Disciplina: Filosofia
Professor (a): Rosemary
Campus: Uruçuí
ESTUDO DIRIGIDO
ACADEMICOS:
Carla Fernanda
Carlos Alexandre Alves
Emilson Martins Guedes
José Bruno Marques
Jonarya Araújo
Luis Paulo
Patrícia Pires
Uruçuí – PI
2012
1 – Cite alguns fatos que propiciaram o surgimento do ideal republicano contra o poder politico-teológico dos papas imperadores, no final da idade media.
A redescoberta das obras de pensadores, artistas e técnicos da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias politicas.
2 – Que foi o Renascimento?
Um período no qual se espera fazer renascer o pensamento, as artes, a ética, as técnicas e a politica que haviam sido desenvolvidos antes que o saber tivesse sido considerado privilegio da Igreja e os teólogos houvessem adquirido autoridade para decidir o que poderia e o que não poderia ser pensado, dito e feito.
3 – Que relação havia entre as ideias surgidas no Renascimento e a antiguidade greco-romana?
O poder politico só é legitimo se for justo e só será justo se estiver de acordo com a vontade de Deus e a Providencia divina.
4 – Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os.
Afirmam que a politica é instituição de uma comunidade uma e indivisa, cuja finalidade é realizar o bem comum ou justiça. A boa politica é feita pela boa comunidade harmoniosa, pacifica e ordeira. Lutas, conflitos e divisões são vistos como perigos, frutos de homes perversos e sediciosos que devem, a qualquer preço, ser afastados da comunidade e do poder;
Assentam a boa comunidade e a boa politica na figura do Bom Governo, isto é, no príncipe virtuoso e racional, portador da justiça, da harmonia e da indivisão da comunidade.
5 – Em que situações ouvimos as expressões maquiavélico e maquiavelismo?
São usadas quando alguém deseja referir-se à politica e aos políticos, seja a