Política do idoso
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ANA ELISA MATIOLI DA SILVA
ESTATUTO DO IDOSO, UM AVANÇO PARA A DIGNIDADE.
Xinguara
2011
ANA ELISA MATIOLI DA SLVA
ESTATUTO DO IDOSO, UM AVANÇO PARA A DIGNIDADE.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná para o Tema: Estatuto do Idoso, um Avanço para a Dignidade.
Profª(o): Edna Bruan,Jossan Batistui,Rodrigo Eduardo Zambon e Sirlei Fortes de Jesus.
Xinguara
2011
Introdução
Será visto por intermédio deste trabalho, o avanço e os desafios ocorrido dentro do contexto da pessoa Idosa, serão relatados também quais os seus direitos dentro da sociedade, causas de violência contra o idoso, rotina familiar, e os serviços de apoio aos idosos. É necessário saber a sua importância, e estar por dentro do que está ocorrendo em tal contexto, pois nossa sociedade se criou deles, onde estabeleceram padrões sociais, e construíram o conhecimento que hoje adquirimos.
Estatuto do Idoso, um Avanço para a Dignidade.
Pode-se dizer que o grande avanço ocorrido para o benefício do idoso foi o Estatuto do Idoso, pois ele foi criado com o objetivo de garantir dignidade para a velhice. Dignidade é o grau de respeitabilidade que um ser humano merece o que difere de caridade, de solidariedade e de assistência, a velhice não torna um ser humano menos cidadão que outro, ou menos importante para a sociedade, a experiência adquirida pela vivência é algo que não se aprende em Universidades, algo que não se alcança com vigor físico. Garantir dignidade aos idosos é humanístico, porque a humanidade tem muito a aprender com eles e necessita de sua experiência. O Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês de outubro, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira