Política de Proteção ao Idoso
1 INTRODUÇÃO 3
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo problematiza a expansão da política Social no Brasil os avanços e desafios que tiveram em sua trajetória, abordando as políticas sociais no contexto neoliberal no Brasil, destacando o cenário político, econômico e social.
A inserção das políticas sociais na Constituição Federal de 1988, enfatizar a crise em razão da estruturação do capitalismo, as teses neoliberais, baseada no contexto econômico, defendendo a estabilidade monetária, a redução dos gastos sociais e consequentemente a reforma do Estado. Estas transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas no contexto do capitalismo tiveram e vêm tendo seus rebatimentos nas políticas sociais, particularmente para a seguridade social, apontando e focalizando a assistência e seguridade social.
2. A Expansão da Política Social no Brasil.
Nos últimos 80 anos uma série de políticas foram constituídas para cumprir os objetivos com a garantia de direitos dos cidadões para terem acesso aos recursos e benefícios conquistados pela sociedade em seu percurso histórico, tais políticas envolvem ações de formação, proteção, igualdade social, políticas de trabalho e renda, habitação entre outras ações.
Tais políticas manifestam-se de forma concreta, a partir do capitalismo contribuído pelas mobilizações das classes operárias juntamente com a revolução industrial no século XIX, nos anos de 1930 a 1945 ocorreram dois fatos político-sociais, o primeiro foi a Segunda Guerra Mundial e o segundo o período de Estado Novo. Os modelos importados não se encaixavam na realidade brasileira e fizeram com que o serviço social fosse assistencial, caridoso, missionário e beneficente. A política social é o processo e resultado das relações complexas entre Estado e sociedade, tendo em vista esses conflitos a