POLITICA DE PROTEÇÃO AO IDOSO
1 INTRODUÇÃO 3
2 POLITCA DE PROTEÇÃO AO IDOSO 4
3 Identificação 8
4 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda as políticas de proteção ao idoso que é de extrema importância tanto para o serviço social quanto para sociedade e poder publico, pois o crescimento da população idosa é um fenômeno mundial. Hoje, a expectativa média de vida do brasileiro se amplia de tal forma que grande parte da população atual alcançara a velhice.
Este é um publico cujas demandas sociais são visíveis, fazem-se necessárias políticas e programas que venham ao encontro de tais demandas, principalmente na área da saúde, e na questão social devido á estrutura familiar, questões econômicas, emocionais etc.
Atualmente, as principais políticas sociais são direcionadas á população idosa que estão contempladas na Constituição da Republica, na seguridade social, sendo o Estatuto do Idoso o principal regulador dos direitos da pessoa idosa.
Desta maneira se busca tratar da importância das políticas publicas, dos direitos das responsabilidades sociais e da família, em nível da cidade de Londrina.
Utilizando se do Estatuto do Idoso que é considerado uma das maiores conquistas da população idosa, e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
2 POLITCA DE PROTEÇÃO AO IDOSO
O envelhecimento da população é um fenômeno Mundial que nos anos mais recentes, ganha maior importância nos países em desenvolvimento. No Brasil, o crescimento da população idosa é cada vez mais relevante, tanto em termos absolutos quanto proporcionais. Os efeitos do aumento da população já são percebidos nas demandas sociais, nas áreas de saúde e previdência. (Estatuto do Idoso 2012).
Desta forma as modificações se dão de forma radical e bastante acelerada. Segundo Renato Peixoto Veras: “As Projeções mais conservadoras indicam que,