POLÍTICA DE PROTEÇÃO AO IDOSO
Palmares/2012
Palmares/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................04.
DESENVOLVIMENTO.........................................................................06.
1. 1. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO EM ÂMBITO NACIONAL............................................................................................06.
2. 2. NA REALIDADE DE ÁGUA PRETA ................................................07.
CONCLUSÃO.......................................................................................11.
3. BIBLIOGRAFIA.....................................................................................12.
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal (BRASIL, 1988) representa um marco importante na trajetória de lutas pelos os diretos da pessoa idosa, foi esta que introduziu em suas disposições gerais o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção social alterasse a sua enfoque estritamente assistencialista, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania. Os direitos dos idosos são, antes de tudo, os concernentes à cidadania, cabendo à família, à sociedade e ao Estado o dever de assegurá-los, garantindo a sua participação na comunidade, defendendo a sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. A Política Nacional do Idoso, objetiva assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições reais para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltada, não apenas para os que estão envelhecendo, mas também para os que irão envelhecer.
Por isso é interessante que se reflita sobre políticas públicas e idosas, principalmente as que norteiam a saúde e qualidade de vida