Política de Logística
O processo de logística e distribuição da Tropical Banana está de acordo com a demanda de mercado e procura atender às necessidades dos seus clientes, controlando todo o processo de atendimento, desde o momento do pedido no balcão até sua entrega para que seja realizada conforme a qualidade, quantidade e prazos acordados. O ajuste e controle das entradas de materiais são feitos através da programação de compras que é gerada com base na produção de períodos anteriores. Dependendo do tipo de produto, há compras diárias e semanais.
Por alguns produtos serem adquiridos pela matriz (PR) e distribuídos as filiais (PR, SC e RS) e, também por se ter fornecedores homologados em outros estados, as lojas mais distantes enfrentam grandes desafios para que esta logística não prejudique o bom atendimento aos clientes. A distribuição da matriz às filiais é feita semanalmente.
7.1 AQUISIÇÃO (COMPRAS)
As aquisições de matéria-prima são feitas na grande maioria por e-mail, mas também há pedidos feitos por telefone e alguns fornecedores que possuem área restrita em seu site para pedidos. Para o controle do estoque utiliza-se o sistema Mister Chef, o qual gera uma lista atualizada do estoque que é analisada e serve como base para que se gere a necessidade de compras. As informações do Mister Chef de cada loja são direcionadas para o servidor integrado e podem ser consultados por loja, dia, produto, PDV, desconto concedido, hora e outras subdivisões.
Os pedidos são realizados pelo gerente de cada loja franqueada, de forma descentralizada. A necessidade de produtos que são fornecidos pela matriz em Curitiba e por fornecedores não locais, é gerada semanalmente com base nas informações de estoque do sistema. Os produtos comprados diariamente (perecíveis), são solicitados diretamente pelas lojas aos fornecedores, mas nem todo seu estoque é controlado pelo sistema. No caso das hortifruti e carne, como o cliente escolhe os sabores do sanduíche