Tic - introdução
Lesca (1996) define Sistema de Informação como o conjunto interdependente das pessoas, da estrutura organizacional, das tecnologias de informação, dos procedimentos e métodos que disponibilizam, em tempo hábil, às organizações as informações necessárias para o seu funcionamento atual e para a sua evolução.
Na década de 50 os sistemas tinham um aspecto meramente técnico, eram Sistemas Contábeis. Nas décadas de 60 e 70 o enfoque foi gerencial. Nas décadas de 80 e 90 os sistemas eram voltados para a tomada de decisão, porém sem a concepção de integração total e de rede. Já no ano 2000 o conceito é de Sistemas Inteligentes aplicado com forte apoio das redes, agilizando a atualização das informações em todos os níveis da empresa, desde o operacional até o executivo. Neste contexto, cada época utilizou uma palavra-chave para descrever a evolução.
Aula 2
E o conhecimento?
O conhecimento por sua vez representa a aplicação e o uso produtivo da informação coletada e trabalhada pelas Tecnologias da Informação. Por este motivo, a informação é indispensável para os sistemas de gestão das organizações.
Podemos concluir, então, que uma informação é composta de dados, mas que um dado ou conjunto de dados não necessariamente gera uma informação para o receptor e que um conjunto de informações não produz conhecimento obrigatoriamente.
Voltando ao contexto das organizações, as informações devem ser distribuídas como um todo, que por sua vez, quando compartilhadas, adquirem forma e geram novos conhecimentos.
Lembre-se: informações são