Política como vocação, ou como profissão?
489 palavras
2 páginas
• O Poder não é irracional: o Estado e o homem usam-no de forma irracional: por quê? R: Porque desde os primórdios o homem vem com uma insaciável sede do poder, para mostrar, para os demais, que, tem poder, que pode mandar mais, coordenar, e fazer com que os demais sejam sujeitados a seus interesses. Podendo fazer de várias formas, por vias de, quem pode mais, manda, e quem tem menos obedece, força física, poderio econômico, ou bélico, humilhando e oprimindo os mais fracos e necessitados. Tanto que temos vários exemplos de atrocidades cometidas somente para mostrar quem pode mandar mais, podemos citar a Segunda Grande Guerra, onde os Estados Unidos lançou a bomba atômica sobre o Japão, atingindo somente civis, e não militares, pondo um ‘’ponto’’ na guerra, onde a barbaridade ficou exposta dos dois lados, EUA, por cometer um ‘’extermínio’’ de civis que nem sabiam como usar uma arma, e o Japão, por não ter se rendido evitando a morte de milhares em Hiroshima. Num contexto final, o homem usa o poder para mostrar que o detém, e que não vai deixá-lo de uma forma tão fácil, assim se fortalecendo cada vez mais e para aumentar sua estima, por vaidade, pois o poder proporciona um saboroso gosto de saber, que você pode mandar, nos demais.
• O que se faz necessário para a política orientar-se tão somente para o bem comum?
Os interesses pessoais do governante, e de seus aliados, são amenizados e o interesse da comunidade passar a ser prioridade, garantindo uma igualdade a todos.
Um ponto a ser destacado que deve ser uma remuneração comum e não um assalariamento com valores exorbitantes.
• Weber assevera que o Estado, para exercer poder é o único que tem o direito de usar legitimamente da violência. Justifique.
A sociedade é composta por normas, leis, e devem ser seguidos para garantir a segurança e a propriedade, e o não cumprimento destes, gera a punição (violência) por meio do Estado, que é o único que pode cobrar, por meio de multa,