Contexto empresarial
1.Introdução
2.Conceitos de Funções Administrativas
3.Teórico que desenvolveu
4. Conceito de Patrimônio
5.Analise do Mercado
1.INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios enfrentados por empresários, sejam eles de pequenas, médias ou grandes empresas, independentemente dos seus ramos de atuação, no atual mundo globalizado e de grandes avanços tecnológicos é a eficiência e a eficácia na gestão empresarial, já que no Brasil se tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que sem uma boa administração as organizações não conseguem sobreviver.
Diante dessas premissas, o gestor necessita utilizar de mecanismos que possam ajudá-lo na administração gerencial para se conseguir alcançar os resultados e objetivos da empresa e a contabilidade vem como uma excelente ferramenta para dar suporte ao administrador e abastecê-lo de informações para conseguir realizar essa árdua tarefa. Por esta razão, ao longo do capítulo 2 será tratado sobre a importância da contabilidade para gestão empresarial, como funciona o processo administrativo, quais são os ambientes organizacionais em que as entidades estão inseridas, além dos aspectos jurídicos mais relevantes ao profissional da área contábil e as principais operações matemáticas utilizadas por eles.
Para realização deste, foram realizadas leituras diretas, além de pesquisas em sites de autores renomados que dão suporte e sustentação aos argumentos a seguir e ainda os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis.
2. CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas :PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas,definições de relações