Política africana governo lula
A Política Africana do Governo Lula como um instrumento de busca por ampliação do papel do Brasil no Sistema Mundo Moderno.
Trabalho final da Disciplina Teoria das RelaçOes internais Pelo Candidato Bruno Santos de Araújo Fernandes para a disciplina do professor: Rafael Pons Reis.
CURITIBA 2012
A Política Africana do Governo Lula como um instrumento de busca por ampliação do papel do Brasil no Sistema Mundo Moderno.
Introdução
Este trabalho contará com mais 04 partes além desta. A primeira abordará os principais aspectos do Sistema Mundo Moderno. Na seguinte terá uma breve análise sobre as principais linhas da diplomacia brasileira brasileira do Governo Lula. A próxima parte que é ponto alto do trabalho elencará as principais características e orientações da Políica Africana entre 2003 e 2010, Por ultimo serão feitas as considerações finais. Por uma questão da natureza deste trabalho serão tratadas principalmente as relações do Brasil com Angola e Moçambique.
Uma Breve Caracterização do Sistema Mundo Moderno.
Immanuel Wallerstein, um dos principais teóricos do Sistema Mundo Moderno (a parir de agora chamarei SMM) divide os sistemas mundiais em dois tipos: minisistemas e sistemas mundo. Os primeiros se referem à economias tribais que se integram através de laços de reciprocidade, e que possuem apenas uma divisão de trabalho, autoridade política e cultura. Wallerstein afirma ainda que todos os minisistemas acabara por serem integrados à expansão dos sistemas mundo. Os sistemas mundos se definem por uma unidade espaço-temporal caracterizadas por uma divisão do trabalho, que é estabelecida por redes de produção, comércio (e finanças). Sua dinâmica interna é determinada por agentes internos e sua expansão absorve areas externas que se integram ao mecanismo em expansão. Sendo assim as relações econômicas entre as sociedades delimitam um