Polímeros
Os polímeros são muito utilizados no nosso cotidiano, mas quase ninguém sabe o que são ou para o que são usados. Nesse trabalho viso explicar o que são os polímeros e quais são as suas funções na nossa vida.
Desenvolvimento
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionar-se que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939), muitos precisavam de um isolante elétrico, e então surgiu a primeira utilização de polímeros em radares militares. Os radares militares foram muito importantes durante a guerra, através deles era possível perceber a chegada dos inimigos como também situar as tropas de combate. Foi por isso que a primeira utilização dos polímeros ficou conhecida, eles isolavam a parte elétrica desses radares.
Atualmente, a importante utilização de polímeros como isolante em instalações elétricas se faz presente através dos polietilenos. Os polietilenos são polímeros de baixa densidade, de aspecto brilhante, flexível e que são facilmente moldados para encapar fios de eletricidade. Mas a utilização desse polímero não se limita apenas a esta função, conforme seu preparo são ainda empregados na fabricação de sacolas para compras, lixo e embalagens para alimentos.
Existem inúmeras formas de preparação dos polímeros e elas variam de acordo com a empregabilidade dos mesmos. Por exemplo, polímeros podem ser classificados em polímeros de adição, de condensação, depende do preparo.
É importante o estudo de