Poluição
Índice
Introdução
3
Contaminação da atmosfera: chuvas ácidas
4
Contaminação da atmosfera: efeito de estufa
5
Contaminação da atmosfera: buraco na camada do ozono
6
Contaminação da água e dos solos: bioampliação
7
Contaminação da água e dos solos: eutrofização
8
Conclusão
9
Bibliografia
10
Introdução
Durante o século XX assistimos a um crescimento exponencial da população humana e a um grande progresso da ciência e da tecnologia. O desenvolvimento das sociedades modernas tem ocorrido, em regra, de forma desordenada, sem planeamento e com elevados custos de degradação ambiental. Tudo isto começou a causar alterações significativas, comprometendo a qualidade dos vários subsistemas terrestres e a qualidade de vida humana.
Os poluentes que têm vindo a contaminar a atmosfera terrestre, principalmente nos países industrializados, não se limitam às fronteiras naturais ou políticas dos países onde tais ações decorrem, uma vez que muitos desses poluentes têm a particularidade de migrar sem qualquer controlo para todo o planeta.
A água é um dos bens naturais mais utilizados pelo ser humano, sendo determinante para a manutenção da vida, logo este recurso deve estar no meio ambiente em quantidade e qualidade apropriadas. O Homem, desde a sua existência, utiliza a água não só para satisfazer as suas necessidades metabólicas, mas também para muitas outras atividades.
Graças ao crescimento exponencial da população humana e à revolução industrial , cada vez mais áreas são contaminadas nos dias de hoje. Considera-se que existe contaminação quando ocorre a introdução de microrganismos, substâncias químicas ou resíduos no meio ambiente numa concentração superior aos valores normais definidos para essa área e cujos efeitos são suficientes para desequilibrar as características desse meio, ficando esse meio poluído. Existe poluição de um ecossistema quando se verifica uma alteração indesejável nas características