poluição
Poluição pode ser definida como a contaminação da água ,solo e ar a traves da ação do homem jogando lixo orgânico, industriais, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros. A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde. se cada um de nós fazer nossa parte para a natureza agente contribui para uma vida melhor da gente e da natureza.
Principais substâncias que poluem o ambiente?
Muita gente não sabe, mas muitas coisas são inaladas juntamente com o ar que respiramos. Problemas como rinite, sinusite e outras tantas “ites” são na sua maioria ocasionadas pela presença de substâncias como essas que compõe o nosso ar de cada dia e que contribuem para o crescimento da poluição no Brasil.
Dentre todas as substâncias poluentes contidas no ar, as principais são:
Partículas inaláveis (MP10): essas partículas são resultado da queima de combustíveis de indútrias e de automóveis com motor desregulado. Há também uma variante mais fina, a MP2,5, que chega até os vasos sanguíneos.
Dióxido de nitrogênio: é formado pelos processos de combustão de veículos, indútrias e usinas térmicas. É uma substância altamente lesiva e contribui para o surgimento do ozônio e da chuva ácida.
Ozônio: Dentre todas as substâncias, essa é a que possui maior potencial nocivo. É formado pela reação do sol com substâncias como o dióxido de nitrogênio, solventes evaporados e combustíveis não queimados em sua totalidade.
Monóxido de carbono: talvez o mais conhecido das substâncias, o monóxido de carbono é uma substância incolor e sem cheiro e, é resultado da combustão incompleta de motores automotivos.
Dióxido de enxofre: é uma substância que surge através da queima de óleo e diesel e também pode provocar a formação da chuva ácida. O