nutrição e o diabetes
O diabetes mellitus ocorre quando a glicose aumenta no sangue. A glicose é o principal combustível energético do corpo e forma-se a partir da ingestão de carboidratos- nutrientes contidos nos alimentos. Quando não nos alimentamos, a glicose é obtida de estoques existentes no fígado, nos rins e nos músculos. Para entrar nas células, a glicose depende de um hormônio produzido no pâncreas chamado insulina. Se houver falta da produção ou perda da eficácia da ação da insulina, ocorre o diabetes.
O diabetes mellitus ocorre em três principais classificações:
Diabetes tipo 1- É causada pela destruição das células que produzem insulina no pâncreas, é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. São insulino dependente.
Diabetes tipo 2-É causada pelo aumento de gordura abdominal, que produz substâncias inflamatórias tóxicas e prejudica a ação da insulina, além de fatores genéticos, é mais comum em adultos obesos com mais de quarenta anos. Não insulino dependente.
Diabetes gestacional- Ocorre devido as modificações hormonais que ocorrem durante a gestação que criam condições favoráveis a diminuição de tolerância a glicose, principalmente no terceiro trimestre
Justificativa
A educação alimentar é um dos pontos mais importantes no tratamento do diabetes.
Não é possível um bom controle metabólico sem uma alimentação adequada.
Objetivos Gerais
Auxiliar o individuo portador de diabetes a fazer mudança nos seus hábitos alimentares, promovendo assim melhora no controle metabólico, redução de peso e melhora na qualidade de vida
Objetivos específicos
*Contribuir para normalização da glicemia
*Diminuir fatores de risco cardiovasculares
*Fornecer calorias suficientes para manutenção e obtenção do peso corpóreo saudável
*Prevenir complicações agudas e crônicas do diabetes
*Promover melhoria da qualidade de vida
* Mostrar a importância de uma