Poluição
POLUIÇÃO
Anderson Oliveira, Andrália Inácio, Clara Gabriela, Clescio de Souza.
27/10/2014
Trabalho apresentado a disciplina de Gestão Ambiental I, ministrada pelo professor Saulo Bonfim, do curso técnico em Segurança do Trabalho.
A palavra poluição é derivada do latim ‘’poluere’’, que significa ‘’sujar’’. A poluição é qualquer alteração nas características físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio natural, resultando em danos no ecossistema ali presente. Os agentes responsáveis pela poluição são chamados de poluentes. Dentre os poluentes, os mais frequentes são:
Chumbo, que pode afetar o cérebro, causando retardo mental e outros graves efeitos na coordenação motora e na capacidade de atenção.
Mercúrio - que assim como o chumbo, afeta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.
Pesticidas - que podem causar distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, câncer de testículo e de ovário.
CO2 - que implica o aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, mas não consequentemente da temperatura do planeta,
A poluição pode ser classificada quanto ao meio que atinge em maior proporção, que são:
Poluição atmosférica – consiste na mudança da atmosfera que pode causar impacto ambiental ou à saúde humana, através da contaminação por gases, partículas solidas e líquidos em suspensão. Além de prejudicar a saúde, a poluição atmosférica pode reduzir a visibilidade e diminuir a intensidade da luz. Esta poluição causa mais impactos ambientais, tendo relação direta com o aquecimento global, responsável pela degradação de ecossistemas, ajudando na formação da chuva ácida.
Poluição hídrica – é a contaminação da água por elementos que podem ser prejudiciais aos organismos e plantas que ali vivem, assim como a atividade humana. O resultado dessa contaminação é chamado de água poluída. A água