Aspectos Econômicos da França
As diferenças nas taxas de crescimento entre os países são pequenos o suficiente para ser negligenciada e as taxas de crescimento relativo do PIB confirmam o declínio da posição da França. Ao longo do período 1992-2000, o aumento do PIB alemão e francês caiu quase dois pontos à média europeia. Esta diferença aumentou substancialmente durante o período de 1992-1997 Ao contrário da Alemanha, a França compensar em parte o atraso, com um ponto a mais do que o crescimento médio europeu entre 1998 e 2000.
A Itália também tem experimentado um crescimento abaixo da média da UE e dois terços desse perda relativa de crescimento ocorreu entre 1998 e 2000, no entanto, de 1992 a 2000, o Reino Unido, desde a convergência para critérios de Maastricht, teve um forte crescimento e melhorou sua posição relativa.
A política econômica solto
Essa perda relativa de França e Alemanha, principalmente, devido à política econômica conduzida desde o início dos 90 anos. O choque da reunificação causou um ressurgimento da inflação, que foi disputada na Alemanha. Na França, foi dada prioridade à desinflação competitiva e ancoragem da marca alemã. A luta contra a inflação tem pesado muito no crescimento francês impondo um rigoroso justificada por ancorar na política alemã. De 1990 a 1997, as taxas de juros reais foram maiores do que o crescimento.
A convergência de preparação para a introdução da moeda única obrigou a política fiscal dos países membros até 1997, a dívida pública foi preciso aumentar o crescimento do PIB carga tributária amputar. O espaço fiscal perderam