Poluição
São classificados como primários ou secundários. Poluentes primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, como no caso dos gases dos automóveis, e os secundários são aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, como ocorre na chuva ácida.
As principais fontes de poluentes
As fontes de poluição atmosférica são fixas (indústrias, vulcões, etc.) ou móveis (veículos automotores, trens, etc.) e classificadas como antropogénicas ou naturais, dependendo das causas das suas emissões, ou de acordo com a sua especificidade e dispersão territorial e temporal.
Antropogénicas- Poluição gerada por carros, fábricas, aerossóis, produção de energia, evaporação de químicos voláteis, emissão de poeiras como se verifica nas indústrias madeireiras.
Naturais- Emissões provenientes de vulcões, forneiras, metanos emitidos naturalmente na decomposição, gases de incêndios florestais, libertação de compostos radioativos por rochas.
Tratamento de Águas Residuais
No Brasil a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é chamada oficialmente de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e basicamente se trata de uma infraestrutura que realiza o tratamento de águas residuais que tenham a sua origem em residências ou na indústria.
Essas águas residuais são chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais que precisam ser tratadas antes de serem escoadas para os rios ou mares com um nível de poluição que seja aceitável através de um emissário. Tudo de acordo com a legislação vigente para o meio ambiente receptor.
As águas residuais passam por diversos processos de tratamento numa ETAR com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade de matéria poluente na água.
Fases do Tratamento
Tratamento Preliminar
Dentre o conjunto de tratamentos necessários para tornar a água menos poluída está o chamado o tratamento preliminar também chamado de pré-tratamento.